Revestimentos cerâmicos: principais tendências e como usar

Na hora de construir ou reformar, os revestimentos cerâmicos são indispensáveis para trazer mais charme e funcionalidade a diversos ambientes residenciais ou corporativos.

A cada ano, novas tendências surgem no setor, o que pode causar algumas dúvidas sobre como usar essas novidades e de que forma deixar suas construções mais modernas, personalizadas e diferenciadas.

Esse é o seu caso? Continue a leitura e veja as novidades que você precisa conhecer!

Formatos inusitados

Os revestimentos cerâmicos em formatos inusitados e em paginações experimentais estão em alta, como os mini-hexagonais, as formas circulares e os losangos.

É possível encontrar esses formatos tanto com uma pegada mais vintage e retrô, como com ares mais modernos e contemporâneos, com bastante mistura de cores, degradês, contrastes e geometrismo.

Outra tendência forte é o uso de cerâmicas pequenas e em formato retangular, lembrando os tijolinhos, mas com novas leituras que permitem vários tipos de montagem e dimensões.

Essas ideias podem ser usadas em vários ambientes como painéis na sala de jantar, detalhes na cozinha, acabamentos no banheiro e onde mais a imaginação permitir, criando ambientes totalmente personalizados e diferentes.

Revestimento-hexagonal-tipo-colmeia-1.png
Foto: Portobello / Divulgação

 

Revestimentos que recriam pedras nobres

Nada mais elegante do que as pedras naturais para dar uma valorizada em qualquer ambiente. Os mármores nobres como o Calacata, Covelano e Nero Venato são os mais desejados.

Porém, quem não quer ter de lidar com o inconveniente de manter pisos, paredes e bancadas em mármore puro, tem um bom aliado: os revestimentos com impressões cada vez mais fiéis a esse tipo de pedra, em especial os de grandes formatos.

Eles aparecem em diversos ambientes. Nas cozinhas, por exemplo, podem ser usados para criar bancadas exuberantes. Nos banheiros, ajudam a deixar a área do box ou da banheira muito mais sofisticada. Além disso ainda podem revestir escadas, participar da criação de móveis e, claro, ter usos mais tradicionais como revestindo pisos e paredes.

metro-white-subway-tiles13.jpg
Foto: Pinterest

Força do estilo rústico

Deixar os ambientes mais aconchegantes e ao mesmo tempo diferenciados é uma premissa da arquitetura atual. Justamente por isso os revestimentos cerâmicos que reinventam e modernizam o estilo rústico estão em alta.

Opções são o que não faltam como pedras com cores metálicas, ásperas ao toque e que simulam rochas basálticas, aço corten ou em tons de ouro envelhecido.

Essas ideias podem ser usadas em vários ambientes como banheiros, cozinhas, varandas e piscinas, criando áreas extremamente cheias de estilo e requinte.

Chevron reinventado

O Chevron (aquela estampa em zigue-zague) já fez sucesso há algumas décadas, mas acabou ficando desgastado com as suas apresentações tradicionais de preto e branco e preto e cinza.

Por isso, neste ano, ele aparece reinventado. A paginação em zigue-zague característica é a mesma, mas é possível encontrá-lo em tons de madeira, cores únicas e muito mais.

Muita madeira

Nada mais tradicional do que a madeira para os revestimentos de casas e empresas, não é mesmo? Esse elemento nobre, contudo, também tem sido revisitado e aproveitado como inspiração para os revestimentos cerâmicos.

O padrão natural pode ser encontrado em diversos tipos de estampas, recriando tábuas, criando padrões geométricos ou trazendo um toque a mais de rusticidade, o que permite a criação de ambientes totalmente personalizados.

Como a madeira é extremamente versátil, esses revestimentos podem ser usados em uma infinidade de ambientes e combinam muito bem com outros tipos de elementos, como as pedras naturais, o aço, etc.

Inspirações retrô

Outra tendência muito forte é a volta dos revestimentos cerâmicos que brilharam em anos anteriores, deixando os ambientes com ar retrô super bem-vindo.

Ainda que muitas peças não sejam, exatamente, inspiradas no estilo retrô, várias delas trazem texturas, padrões, tamanhos, cores e acabamentos com referências capazes de nos transportar à décadas passadas, ao mesmo tempo em que mantêm a contemporaneidade.

São muitas as opções nesse sentido, como os revestimentos que vão contra a tendência dos maxiformatos (com peças em pequenas dimensões como os 20 cm x 20 cm), as louças coloridas, a releitura do granilite (que ganha novas cores e materiais), etc.

Como a variedade é grande, as possibilidades de uso também são. O único cuidado é tentar mesclar várias referências, balanceando o ar retrô com peças mais modernas, evitando criar um cenário de “novela de época”, pelo contrário, desenvolvendo ambientes ricos, vivos e sofisticados.

Peças de design

As marcas estão cada vez mais focando na inovação e fazendo parcerias com grandes nomes do design, da arquitetura e da moda, buscando aumentar a associação aos seus clientes e auxiliá-los a desenvolverem projetos com bastante personalidade, principalmente graças à variedade de composições, cores e outros elementos.

Assim, é possível encontrar vários revestimentos com linhas diferenciadas, cores exclusivas, formas orgânicas e acabamentos totalmente únicos.

Além dessas tendências, existem outras que têm marcado presença nos projetos mais ousados e modernos, como o uso de itens com toque artesanal e com inspirações tecnológicas e futuristas.

Como você pode notar, o que não faltam são opções incríveis e bem modernas de revestimentos cerâmicos para diferenciar os seus projetos e ambientes.

Lembre-se que uma das principais tendências da arquitetura moderna é justamente a personalização, por isso sempre busque opções que ajudem a deixar os espaços de acordo com os desejos e a personalidade dos moradores.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe as nossas dicas nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s