Estilo industrial: como entrar nessa tendência com os revestimentos certos?

Descontraído, jovem, moderno e muito elegante. Esse é o estilo industrial que tem atraído cada vez mais a atenção das pessoas. Nascido em Nova York nos anos 70, esse tipo de decoração deixou de aparecer apenas nos lofts para tomar conta de ambientes contemporâneos e diferenciados.

Para conseguir levar essa tendência para a sua casa ou projeto, a escolha correta dos revestimentos é extremamente importante. Afinal, são eles que garantirão um ar maior de rusticidade e ajudarão a incluir mais textura aos ambientes.

Quer descobrir quais revestimentos são mais indicados para o estilo industrial? Continue lendo o post!

Quais as principais características do estilo industrial?

O estilo industrial é bem impactante e, por isso mesmo, é difícil confundi-lo com outras tendências. Alguma das suas características essenciais são:

  • uso de espaços amplos que se assemelham aos galpões industriais, unindo charme e praticidade. Por isso, quanto menos paredes isolando e definindo os cômodos, melhor;
  • encanamentos e vigas aparentes, criando justamente essa impressão de “indústria”, equilibrando os metais expostos de modo a trazer vida e cor ao projeto decorativo;
  • portas e janelas largas que fazem parte das estruturas industriais;
  • otimização dos espaços já que os ambientes se fundem e acumulam funções;
  • espaços mais rústicos e rudimentares que se contrapõem com uma decoração mais sofisticada e moderna;
  • cores sóbrias e neutras para a base do ambiente e cores vibrantes como amarelo, azul e vermelho de modo equilibrado.
aviary-image-1544206050384.jpeg
Foto: Step revestimentos

Revestimentos: quais os mais indicados para o estilo industrial?

Agora que você já entendeu melhor as principais características do estilo industrial ficou mais fácil pensar em revestimentos que ajudem os ambientes a ficarem com esse “ar” de um “galpão chique”, não é mesmo?

Veja os principais.

Cimento queimado

Essa opção está em alta e tem muita relação com o estilo industrial, graças ao seu caráter mais rústico. Além disso, são pontos a favor desse revestimento o valor mais acessível e a alta durabilidade.

Ele pode ser usado em pisos e paredes. Com o tempo, podem surgir algumas rachaduras naturais do cimento queimado o que dá a esse revestimento ainda mais personalidade e estilo.

Porcelanato

Quem deseja conquistar o visual do cimento queimado, mas sem perder a praticidade dos pisos cerâmicos, a dica é investir nos porcelanatos. Hoje, existem modelos que recriam diversas texturas, inclusive o cimento e o concreto.

Algumas marcas possuem até mesmo pisos e azulejos que expõem lascas, vestígios de tintas, furos e outros, deixando a aparência super rústica, mas sem perder as facilidades que esse material apresenta.

Tijolos aparentes

Uma maneira de conquistar um visual industrial bem rápido é investindo nos tijolos aparentes para transformar uma parede. Esse acabamento é muito rústico e ajuda a modificar qualquer espaço.

Se você não quer trabalhar com o tijolinho tradicional, existem outras soluções que recriam essa textura de forma perfeita, como os porcelanatos para parede ou os tijolos de revestimento (que contam com uma tecnologia superior, o que resulta em peças leves e de aplicação fácil e rápida).

Concreto aparente

O concreto aparente é uma ótima solução para as paredes que não contam com um bom acabamento, já que permitem “esconder” as imperfeições e ainda criar um visual industrial para a casa.

Outra ideia é usar o concreto apenas em alguns detalhes, como nos pilares e vigas.

Você poderá tanto comprar placas de concretos, como investir em porcelanatos ou cimentícios. Essas últimas opções são mais fáceis de instalar e de manter e conseguem garantir o mesmo efeito de rusticidade.

Madeira

A madeira é um elemento nobre que aparece em vários tipos de decorações e que também pode ser usada no estilo industrial, principalmente nos acabamentos rústicos, foscos e mais desgastados.

Além da madeira maciça (que pode ser usada nos pisos e em painéis) também existem opções de porcelanatos que recriam tábuas de madeira com diversos tipos de tratamento e aspectos, pisos vinílicos e cimentícios.

Metais

Nada mais industrial do que o uso de metais, por isso eles também aparecem com força nas casas com esse estilo decorativo. Lógico que incluir placas de metais nos pisos e nas paredes não é algo tão simples, por isso a dica é investir em linhas de porcelanato ou de cerâmica que recriem essa tendência.

01-apartamento-decorado-moderno.jpg
Foto: Limaonagua

Nas cozinhas e banheiros, você poderá apostar em bancadas em concreto aparente, em porcelanatos que recriem a madeira ou o metal e em vários outros elementos, ajudando a trazer mais rusticidade também a esses ambientes.

Com este conteúdo, ficou mais fácil escolher os revestimentos certos para o estilo industrial? Aproveite e siga a nossa página no Instagram para ver outras dicas legais como esta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s