Nichos de porcelanato: como funciona e por que investir nessa tendência?

Os nichos de cerâmica e porcelanato estão em alta, trazendo mais sofisticação à área do banheiro e da cozinha, além de praticidade para organizar os shampoos, cremes, temperos, etc., ajudando a otimizar melhor o espaço disponível.

Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas em relação a esses itens, se eles realmente são vantajosos, como devem ser feitos e muitas outras questões.

Esse é o seu caso? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que são os nichos de porcelanato?

Os nichos são opções muito interessantes para quem deseja otimizar o espaço disponível. Além dos tradicionais feitos em madeira, hoje existem opções em materiais cerâmicos que permitem o uso em ambientes úmidos, como os banheiros e as cozinhas.

Nos banheiros, contudo, é onde esses nichos ganham maior destaque, principalmente na área do box ou da banheira, sendo ideais para os locais pequenos.

É possível encontrar nichos de estilos variados e com diversos materiais de acabamento, alguns até com iluminação interna, o que ajuda a dar um toque extra de sofisticação.

paulinhooo (1)
Foto: Step Revestimentos

Quais as vantagens desses nichos?            

Esses itens não estão em alta a toa, afinal eles possuem muitos pontos positivos que merecem ser destacados, como:

  • otimizam o espaço, pois o nicho ocupa apenas a área da espessura da parede, aproveitando melhor a parte interna do box e impedindo que a pessoa ao tomar banho acabe batendo o cotovelo ou a mão (o que acontece nas prateleiras tradicionais);
  • podem ser feitos com uma grande variedade de materiais, trazendo um toque diferenciado à decoração;
  • são mais bonitos e elegantes do que as versões tradicionais, funcionando como um elemento decorativo importante.

Onde eles podem ser instalados?

Seja para a área do banheiro ou para cozinha, é importante optar por uma parede em que não existam tubulações hidráulicas passando. Também é fundamental considerar de qual material a parede é feita, já que esse tipo de nicho apenas pode ser instalado em paredes com tijolos que não sejam estruturais.

Ou seja, o uso desses nichos não é indicado em paredes feitas com blocos de concreto, estruturais ou em pilares, porque essas estruturas não permitem que o nicho fique embutido (que é a grande vantagem de se usar essa opção).

Nesses casos, o que pode ser feito é aquele nicho que fica “saltadinho” da parede, não sendo a melhor escolha para quem deseja otimizar o espaço (apenas indicado para quem está em busca de um visual mais diferenciado para o banheiro ou a cozinha).

unnamed (50) (1).jpg
Foto: Step Revestimento

Normalmente, os nichos de embutir contam com cerca de 12 cm de profundidade. Já os modelos que ficam saltados da parede precisam de um espaço extra para a movimentação. Se a ideia é usá-los dentro do box, a recomendação é que haja, no mínimo, 70 cm livre da frente da peça até o fechamento do box.

Os nichos de embutir não precisam ficar restritos apenas à área do box, fora dela também existem formas de usá-lo ajudando a otimizar o espaço do banheiro, por exemplo sobre a pia ou em outras paredes.

Nas cozinhas, esse tipo de item ainda é pouco usual, mas pode aparecer ajudando a organizar melhor os temperos e os utensílios domésticos.

Quais os materiais e acabamentos mais usados?

Como dissemos, existem várias possibilidades para os nichos cerâmicos. Desde apenas um “rasgo” na parede com revestimento de azulejo, até outras ideias mais sofisticadas feitas com:

  • porcelanato;
  • pastilhas;
  • pedras naturais (mármore ou granito);
  • cimento queimado;
  • madeira teca;
  • marmoglass;
  • etc.

Também é possível combinar dois tipos de materiais, por exemplo, fazer a borda em mármore e o interior com pastilhas e assim por diante, criando uma diferenciação para o décor do ambiente.

Quais cuidados preciso tomar?

Para que o seu nicho fique perfeito e realmente ajude a diferenciar a decoração é fundamental que ele seja muito bem executado. Vale salientar que esse é um trabalho bastante técnico, por isso é muito importante contar com mão de obra especializada e acostumada a lidar com esse tipo de trabalho e com materiais mais sofisticados.

Quem já está com o banheiro pronto e decidiu instalar o nicho, precisa tomar ainda mais cuidado com a escolha dos profissionais. Afinal, é fundamental que o trabalho seja feito com precisão, de modo a evitar quebrar o revestimento em volta.

No caso de pessoas que residem em apartamento, é sempre importante consultar a construtora para verificar se esse tipo de intervenção não poderá trazer problemas estruturais ao edifício.

Fique atento também em relação ao acabamento, já que ele é indispensável para que o nicho fique bonito. Por exemplo, no caso de porcelanatos é importante que as quinas dos revestimentos sejam cortadas em 45 graus nos cantos onde se encontram.

Medidas para o banheiro

Como dissemos, o nicho tem sido mais usado na área do banheiro. As medidas devem ser compatíveis com o seu box. Contudo existem algumas dicas que podem lhe ajudar:

  • profundidade: é importante que o nicho seja profundo o suficiente para que os produtos não fiquem caindo, por isso o ideal é entre 10 a 12 cm;
  • altura: aqui também é essencial que a altura seja suficiente para comportar shampoos e outros itens mais altos. Por isso, em torno de 30 cm é uma boa sugestão, mas tudo dependerá dos usos que o nicho terá;
  • largura: dependerá do tamanho disponível no box. Se o box for grande, é possível fazer um nicho mais longo preenchendo melhor o espaço disponível na parede.

Como você viu, os nichos em porcelanato ou outros materiais cerâmicos estão em alta e são ótimas ideias para deixar os banheiros e as cozinhas mais sofisticadas, além de aproveitar melhor o espaço disponível.

Se você está pensando em incluir esse item na sua casa ou obra, que tal contar com uma equipe preparada e especializada? Venha conversar conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s