Reforma residencial: 6 ideias e tendências para transformar o seu banheiro!

Já se foi o tempo em que os banheiros eram partes pouco consideradas das casas em termos de design e arquitetura. Hoje eles se transformaram em áreas extremamente importantes, com decorações ousadas e concepções luxuosas, modernas ou aconchegantes.

Os banheiros brancos e tradicionais estão com os dias contados. A tendência é apostar em cores fortes e no mix de materiais, com muita textura. É claro que tudo isso considerando a funcionalidade que é extremamente importante para esse espaço.

Se você está pensando em fazer uma reforma no seu banheiro, mas está um pouco perdido em relação às tendências e possibilidades, continue lendo este artigo e veja quanta ideia bacana para transformar totalmente esse ambiente.

1.   Madeira

A madeira é a “queridinha” da vez – e nos banheiros e lavabos isso não é diferente. Esse material nobre é capaz de aquecer qualquer espaço e poderá ser visto nos móveis e também nos revestimentos.

Afinal, cada vez mais a indústria tem lançado opções modernas e que recriam a madeira de forma totalmente fidedigna. Um exemplo são os porcelanatos, que poderão aparecer trazendo o amadeirado tanto para o piso, como para a parede, inclusive das áreas molhadas, como o box.

A principal vantagem é a praticidade. Com esses porcelanatos, você consegue trazer a beleza e o requinte da madeira, mas sem ter que lidar com alguns inconvenientes desse material, como tratamentos especiais e cuidados com a manutenção.

Banheiro madeira
Reprodução.

2.   Mármore

Trazer essa ideia de naturalidade está em alta. Além da madeira, outra aposta do setor é o efeito marmorizado, que remete à uma sensação de luxo muito maior. Ele pode ser visto tanto nos pisos, como nas paredes e bancadas.

Mas, para os amantes da natureza, a notícia é boa. O principal responsável por criar esses ambientes é o porcelanato que aparenta o mármore, inclusive com inúmeras variações de acordo com o tipo de mármore que você mais gosta.

eliane-place-correta
Reprodução / Eliane.

Essa solução também pode ser usada nas bancadas, graças aos porcelanatos de grandes formatos e aos cortes especiais, que permitem uma personalização a mais – e garantem um resultado lindíssimo, extremamente luxuoso e fácil de manter, sem a necessidade de grandes investimentos ou de inúmeros tratamentos (evitando os problemas comuns do mármore como as manchas).

Outra opção são as pastilhas de mármore que podem compor paredes inteiras ou apenas alguns detalhes, como dentro do box, atrás de um nicho ou próximo do espelho, por exemplo.

 

3.   Papel de parede

Muitas pessoas estranham um pouco o uso de papel de parede no banheiro. Mas, atualmente, essa solução evoluiu bastante e hoje existem modelos específicos para áreas como os banheiros e as cozinhas.

Um dos principais componentes desses papéis é a fibra de vidro que junto da resina oferecem mais fiabilidade e resistência, aumentando a durabilidade e mantendo a beleza dos papéis de parede por mais tempo.

O mais bacana é que essa é uma alternativa bem rápida para quem quer fazer uma reforma no banheiro sem ter que investir muito tempo ou lidar com quebra-quebra e entulho.

papel-de-parede-no-banheiro-aplique-fácil-4
Reprodução / Dicas de Arquitetura.

4.   Cores

Como dissemos na introdução deste artigo, os banheiros estão deixando de ser um ambiente branco, monocromático e até um pouco “sem graça”, para se tornarem espaços irreverentes e criativos.

Os pisos coloridos são opções muito bacanas para quem deseja dar um “up” no visual do seu banheiro. Uma ideia que tem agradado é o uso do porcelanato líquido, que permite criar ambientes extremamente personalizados, usando cores e brilho.

Para quem não deseja inovar tanto, é possível trazer esse toque de cor às paredes. Alguns tons prometem vir com força neste ano, como rosa millenial, o laranja damasco e o amarelo dourado.

Captura de Tela 2018-08-02 às 16.22.04
Reprodução / Cerâmica Burguina

5.   Tons mais escuros

Se você não é muito fã dos banheiros coloridos, pode gostar mais da tendência dos tons sóbrios e escuros, principalmente o cinza e até o preto.

Embora eles não sejam usuais nos banheiros, quando a iluminação é pensada de forma correta, podem deixar esses ambientes muito mais sofisticados e modernos.

Para isso, você também pode investir em opções de revestimentos diferenciados, como o cimento queimado. Em cinza chumbo ele traz essa característica dos tons mais escuros e ainda combina muito bem com uma decoração industrial e moderna.

Neste caso, só é preciso cuidado com o uso do cimento queimado dentro do box, já que ele pode se tornar escorregadio e perigoso.

O concreto também pode aparecer na pia, dando um contraste super bacana com o ferro e o aço corten e criando um ambiente totalmente urban, que está muito em alta.

Captura de Tela 2018-08-02 às 16.30.55
Step Revestimentos

6.   Ladrilhos hidráulicos

Há algumas décadas, os ladrilhos hidráulicos fizeram muito sucesso nas decorações aqui no Brasil. E agora eles estão de volta, misturando um tom mais retro à decorações modernas e contemporâneas.

Além das peças tradicionais e artesanais, também é possível encontrar opções em porcelanato que recriam de maneira muito exata os ladrilhos, com mais possibilidades de cores e contrastes.

Captura de Tela 2018-08-02 às 16.44.54
Reprodução / Casa e Construção

Como você viu, ideias e inspirações são o que não faltam para a reforma do banheiro. Mas, como em toda obra, buscar por uma equipe de profissionais qualificada para fazer o assentamento desses revestimentos é imprescindível.

Afinal muitas dessas tendências utilizam materiais diferenciados o que exige um conhecimento técnico apurado, garantindo que o resultado da sua obra estará de acordo com o que você deseja – e que não terá nenhuma dor de cabeça no desenrolar da reforma.

Gostou das nossas dicas para reforma residencial de banheiros? Ainda tem dúvida? É só deixar um comentário pra gente!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s