Reforma residencial: como transformar a cozinha da sua casa?

Reformar a casa pode ser um sonho ou um pesadelo, dependendo do seu planejamento e também das equipes com as quais você decidir trabalhar. Antes de qualquer coisa, é sempre importante buscar ajuda profissional, garantindo que o cômodo estará de acordo com as suas necessidades e exigências – e também que a obra será segura.

Se você está pensando em fazer uma reforma residencial, dando nova vida a sua cozinha, continue lendo este artigo e veja quantas informações importantes nós separamos!

A importância do planejamento para a reforma

Planejar a reforma é extremamente importante para evitar problemas estruturais, estourar o orçamento e até para garantir um resultado bacana e dentro do que você idealiza.

Algumas dicas importantes para um planejamento efetivo são:

  • comece definindo o que será feito, pesquisando referências e determinando as principais mudanças (como cores, revestimentos, posicionamento das pias e demais eletrodomésticos, etc.);
  • divida o projeto em etapas, de preferência desenvolvendo um cronograma das atividades, assim você consegue acompanhar a evolução da obra e prever também o quanto será investido em cada etapa, controlando melhor o orçamento;
  • sempre procure pelo auxílio de um profissional, mesmo as reformas precisam de cuidados estruturais, evitando colocar a infraestrutura do imóvel em risco;
  • não compre nada que não seja indicado pelo seu arquiteto e sempre converse com ele sobre as escolhas;
  • pesquise sobre a mão de obra e escolha aquela que tenha experiência com o tipo de material que será usado na reforma.

Reformar a cozinha: dicas e ideias para a sua casa

Você quer transformar a sua cozinha e deixá-la mais moderna e funcional? Nós separamos algumas dicas, ideias e tendências. Confira.

Transforme a cozinha em um modelo americano

As casas mais antigas geralmente contam com plantas um pouco fechadas, com as cozinhas separadas das demais áreas. Hoje, a tendência são os ambientes mais abertos e integrados, inclusive ajudando quem está cozinhando a participar das conversas e diálogos.

Porém, para fazer esse tipo de reforma, é muito importante o acompanhamento de um arquiteto e engenheiro. Afinal, retirar as paredes sem orientação pode ser algo complicado, principalmente no caso das paredes estruturais. Sem cuidado, essa atitude é capaz de causar até o desmoronamento da sua casa. Por isso toda atenção é necessária.

Mas, se for possível realizar essa intervenção, o resultado é muito bacana e capaz de modificar totalmente o ambiente, dando vida nova não apenas a sua cozinha, mas também a sala de jantar.

cozinha-americana-x-cozinha-integrada-qual-e-melhor-para-sua-casa-4
Foto: Coraggio.

Modifique os revestimentos

Outra forma de dar uma cara nova a sua cozinha é investindo em revestimentos mais modernos. Hoje existem inúmeras opções bem bacanas, como:

  • pastilhas de vidro para a região da pia ou dentro dos nichos;
  • porcelanatos que reproduzem diversas texturas, como madeira, pedras naturais e muitas outras que podem ser usados no piso, nos azulejos e ainda compondo bancadas e outros detalhes;
  • aliás, as bancadas em porcelanato em substituição das tradicionais em pedras naturais possui muitas vantagens, já que o porcelanato é fácil de limpar e manter, não mancha (como algumas pedras) e ainda traz um toque extra de modernidade;
  • revestimentos cimentícios para os pisos, dando a ideia de cimento queimado e combinando muito bem com uma decoração estilo industrial.
porcelanato
Foto: Divulgação.

Cuide de todos os detalhes

Além dos revestimentos, existem outros detalhes que podem ajudar a dar um destaque extra na sua cozinha, como:

  • latão escovado nos metais da cozinha, como pegadores, lustres e outros detalhes. Dependendo dos revestimentos usados, o latão escovado ajuda a trazer um charme extra e ainda mais luxo e requinte;
  • móveis coloridos ou totalmente personalizados, com cores e texturas diferenciadas;
  • uso de prateleiras e nichos em pontos estratégicos, trazendo mais amplitude às cozinhas;
  • decoração minimalista, investindo em cores neutras e linhas retas, além do uso de eletrodomésticos em inox;
  • atenção redobrada à iluminação, com spots e pontos de luz em pontos estratégicos, além de pendentes sobre a bancada;
  • presença da natureza, em vasos e mini-hortas, trazendo ainda mais riqueza a sua cozinha;
  • mistura de texturas, como móveis em fibras, parede com lousa, laca colorida nos móveis, entre outros.

Dependendo das características da sua cozinha, existem outras ideias que podem ser usadas. Por exemplo, se você precisa separar algum dos pontos, o uso do cobogó de vidro é uma opção bem moderna.

g-neumann-1
Foto: Gabriela Neumman.

Para as cozinhas maiores, é possível investir em uma ilha, dando muito mais requinte. As bancadas em porcelanato ajudam a trazer esse ar de modernidade. Aliás, esse revestimento também pode ser usado para a fabricação de móveis, como mesas e até cadeiras pensadas exclusivamente para a sua cozinha.

Lembre-se também de considerar a planta da cozinha, ponderando onde os móveis deverão ficar dispostos. Se você pensa em modificar a pia, por exemplo, é importante analisar se tudo é funcional o suficiente para que a sua cozinha funcione como o esperado e torne fácil utilizá-la, evitando que a reforma se transforme em um verdadeiro transtorno.

Dica extra: a importância da mão de obra qualificada

Nós já falamos na parte de planejamento o quanto a mão de obra qualificada é importante, mas vale à pena ressaltar. Dependendo do que será feito na sua reforma, a mão de obra especializada é o “divisor de águas”, impedindo dor de cabeça e ainda garantindo que o resultado final será o esperado.

Para quem deseja usar materiais mais nobres e diferenciados, como os revestimentos de luxo, uma equipe preparada e que conheça as diferentes técnicas de assentamento é essencial. Somente assim você terá a certeza que a sua cozinha ficará realmente moderna e inovadora, do jeito que você deseja.

Gostou das nossas dicas para a reforma residencial? Se você está pensando em modificar a sua cozinha, entre em contato conosco e saiba como as nossas equipes podem ajudá-lo!

Foto de capa: Reprodução Burguina Cobogó.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s