Revestimentos de grandes formatos: o que você precisa saber sobre essa tendência?

Os revestimentos são a bola da vez quando falamos em tendências de arquitetura e decoração. E isso não é por acaso, afinal, ano após ano, a indústria tem lançado coleções incríveis e capazes de deixar qualquer ambiente muito mais sofisticado, aconchegante e elegante.

Entre os trends desse ano estão os revestimentos de grandes formatos que ajudam no efeito estético de continuidade, criando ambientes renovados e nitidamente mais amplos.

Quer apostar nessa tendência? Continue a leitura e veja as informações importantes que separamos!

O que são os revestimentos de grandes formatos?

Os revestimentos de grandes formatos, ou maxi formatos, são aqueles apresentados em versões de tamanhos maiores. Dependendo do fabricante, os porcelanatos, por exemplo, podem ter medidas de até 1,5m x 3m. Mas na Europa, já existem marcas investindo em tamanhos até maiores que estes.

Captura de Tela 2018-08-02 às 11.53.35
Foto: Marcelo Nazari / Expo Revestir 2018

E o mais bacana é que, além de grandes, esses revestimentos contam com uma tecnologia diferenciada. Isso significa que conseguem reproduzir diversas superfícies e texturas, como concreto, madeira, aço e até mármores mais nobres.

Algumas marcas ainda investem na tendência de valorizar os pisos antigos, com modelos inspirados na estética do concreto e até no desenho espinha de peixe, favorecendo à decoração industrial e aos projetos que desejam contar com o charme de décadas passadas, mas com a tecnologia e as facilidades trazidas pelos revestimentos mais modernos.

Por que investir nesses revestimentos?

O tamanho maior possui muitas vantagens, como:

  • sensação maior de amplitude e de continuidade (principalmente porque não existe a “quebra” na composição, já que essas peças necessitam de menos rejunte);
  • pelo tamanho, os porcelanatos que reproduzem a madeira, por exemplo, conseguem ser muito fiéis às antigas tábuas usadas como pisos;
  • estética diferenciada;
  • possibilidades variadas para tornar os projetos ainda mais personalizados, inclusive com usos distintos, como fachadas, paredes, móveis, cubas, luminárias e escadas;
  • ajudam a trazer um ar de leveza, iluminação e amplitude, garantindo contemporaneidade e elegância;
  • praticidade de manutenção.
Foto Haus
Foto: Divulgação. Porcelanato Fiandre Glam Bronze.

Como incluir os revestimentos de grandes formatos na minha obra ou reforma?

Os revestimentos de grandes formatos podem aparecer em diversas áreas da sua casa ou empresa, tanto em pontos internos como externos, e até em áreas molhadas.

A principal dica, contudo, é sempre buscar ajuda de um arquiteto ou decorador, garantindo que a peça escolhida estará em harmonia com a sua decoração e, claro, com o que se deseja transmitir para o ambiente.

Algumas ideias bem bacanas de uso dessas peças, além do piso tradicional, são:

  • bancadas em peças que reproduzem mármore, trazendo a elegância dessa pedra natural, mas com uma durabilidade muito maior (já que não absorvem água e nem necessitam de cuidados diferenciados);
  • paredes com porcelanatos em grandes formatos que recriam aquarelas ou chapas metálicas;
  • escadas com padrões amadeirados ou que recriem pedras naturais;
  • pisos laminados que recriam tendências vintage, como o espinha de peixe ou ainda o estilo industrial;
  • móveis produzidos com porcelanatos de grandes formatos que trazem a rusticidade do concreto;
  • fachadas das casas com linhas amadeiradas ou metalizadas;
  • entre muitas outras ideias.

Principais cuidados: escolha e execução

Como você viu, os revestimentos de grandes formatos são opções extremamente versáteis e que podem trazer sofisticação e elegância a qualquer projeto.

Mas para conseguir esses resultados é essencial ter atenção em dois pontos: na escolha do material e também na mão de obra para a aplicação dessas peças.

Uma marca conhecida e renomada usará tecnologia de ponta na produção dessas peças, garantindo durabilidade e beleza por mais tempo. Já uma equipe preparada para o assentamento, garantirá que os padrões estéticos serão seguidos e alcançados.

Lembrando que esses revestimentos costumam exigir um assentamento diferenciado, principalmente porque usam menos rejunte e precisam do que chamamos de junta fina, para dar essa sensação de continuidade ao ambiente.

A Step possui anos de experiência trabalhando com as principais marcas do mercado, com mão de obra treinada e qualificada e o aval de engenheiros e arquitetos de renome de todo o país.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a transformar a sua obra em um verdadeiro sucesso com o uso dos revestimentos de grandes formatos!

Foto da capa: Mais Revestimentos. Grandes Formatos da marca espanhola Inalco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s