Revestimento de seixo: como ele pode transformar sua decoração?

Há algum tempo quando falávamos em seixo as pessoas apenas faziam a associação com jardinagem. Afinal, essa pedra costumava ser usada basicamente como elemento decorativo dos jardins.

Mas, de uns anos para cá, a história mudou e o seixo rolado passou a ganhar destaque, compondo paredes, pisos e painéis impressionantes.

Quem deseja transformar a sua decoração e conseguir um ambiente totalmente personalizado e sofisticado precisa ficar atento a essas tendências – e por isso, neste post, vamos explicar como usar seixos na sua casa e ter um resultado incrível. Confira!

O que são os seixos?

O termo “seixo” é usado para designar pedaços de pedra que possuem diferentes formatos e podem ser usados tanto na construção, como no paisagismo e na jardinagem.

Quando essas pedras aparecem no formato oval ou circular são conhecidos como seixos rolados, já se elas apresentam formato irregular são chamadas de seixos britados (ou pedra brita).

Hoje, o mais usado em questão de decoração e como revestimento é o seixo rolado, que pode ser tanto obtido a partir da natureza como produzido pela indústria.

Algumas pessoas ainda podem conhecer os seixos como “pedrinhas de rios”, já que é exatamente desse local de onde costumam ser retirados da natureza.

Para o revestimento, o seixo pode aparecer nas cores branca e terra e também em tamanhos distintos e ainda podem ser assentados manualmente, sob argamassa, soltos ou fixados em telas.

Captura de Tela 2018-07-26 às 17.26.54
Foto: Decorsalteado

Onde usar o revestimento de seixo?

O revestimento de seixo está em alta, isso significa que ele tem aparecido em vários ambientes. Contudo, é preciso salientar que esse tipo de pedra é um pouco escorregadia e por isso vale ter cuidado na hora de planejar o seu uso.

Veja algumas ideias de aplicabilidade desse revestimento.

Sala de estar

Esse é um local bem inusitado e que mostra, justamente, a versatilidade dos seixos. Você pode aplicar o revestimento em uma só parede, ajudando a criar um destaque e ainda adicionando textura a sua decoração.

Normalmente, as cores claras são as preferidas porque funcionam como um bom plano de fundo para que você possa usar outros elementos decorativos. Mas nada impede de criar uma parede com seixos marrons, por exemplo. O importante é considerar a luminosidade e o tamanho do ambiente.

Banheiros e lavabos

Também são espaços que combinam muito com a rusticidade do seixo. A área da banheira, por exemplo, pode ser destacada com uma parede inteira com esse revestimento – ou apenas alguns detalhes.

Captura de Tela 2018-07-26 às 17.23.42
Foto: Reprodução Internet.

Se você quer um projeto ainda mais personalizado pode criar desenhos e figuras geométricas usando os seixos.

Piscina

A área externa combina bastante com a rusticidade do seixo. Só é preciso ter cuidado e preferir usar esse revestimento nas paredes ou em locais nos quais não haja contato com a água (porque, como dissemos, eles são escorregadios).

Uma ideia muito bacana é criar uma parede de seixos para dividir a área da piscina ou ainda usar esse material para revestir a ducha. Se você preferir, pode criar um caminho com pisantes de madeira ou de pedra mineira e usar os seixos no restante do caminho, unindo a área da piscina com o jardim.

Sem Título-1
Foto: Step.

Jardim

É claro que os seixos não poderiam deixar de aparecer na área do jardim, já que originalmente eles começaram a ser usados dessa forma. Essas pedras podem ser usadas tanto em jardins de inverno, como na área externa, criando um ambiente de relaxamento e até um SPA na sua casa (por exemplo, compondo a área com um delicioso ofurô).

Além dessas ideias, você ainda pode usar o revestimento de seixo na cozinha e até nos muros e na fachada da sua casa. Como ele é bastante versátil, não existem muitos limites quanto a sua aplicabilidade.

Ele fica ótimo “conversando” com outros tipos de elementos, como madeira, cimentícios, tijolinhos e até decorações industriais.

Quais os cuidados com esse tipo de revestimento?

O principal cuidado deve ser com a instalação, porque nem todos os profissionais conhecem as peculiaridades desse material. E se ele não for assentado corretamente, o resultado poderá não ser tão agradável, estético e harmônico como o desejado.

Embora não seja necessário impermeabilizar essa pedra, é recomendável a aplicação de uma resina brilhante ou fosca para garantir mais proteção e ainda ressaltar os tons do material, destacando a sua beleza.

A limpeza pode ser feita apenas com água e sabão neutro. Mas é muito importante que o revestimento esteja bem assentado, para evitar acabar se “desgrudando” da parede com o tempo.

A Step oferece esse tipo de serviço e pode ajudar você a ter uma linda parede com seixos na sua área interna ou externa, diferenciando ainda mais o seu projeto.

Você já conhecia o revestimento de seixo? Pensa em usá-lo na sua casa? Se você gostou desta dica, aproveite e curta o Instagram da Step, ou entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo com a sua obra!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s