Pastilhas: revestimento de luxo para transformar qualquer ambiente!

As pastilhas já são velhas conhecidas dos brasileiros. Mas, a cada ano elas têm se tornado opções ainda mais charmosas e luxuosas, graças aos lançamentos incríveis da indústria, variando em texturas e tecnologias.

Isso significa que as pastilhas deixaram de aparecer apenas em alguns pontos discretos e estão ganhando muito mais liberdade, tomando paredes inteiras ou compondo mosaicos em banheiros, lavabos, cozinhas e até nas áreas externas.

Quer descobrir como este revestimento de luxo pode modificar a sua obra? Continue a leitura!

Quais os tipos de pastilhas mais usados?

As pastilhas nunca saem de moda, e como dissemos existe uma infinidade de opções para todos os estilos e exigências. Veja as mais comuns:

  • vidro: fácil de manter, modernas e duráveis. Essas pastilhas são inovadoras e ajudam a formar desenhos geométricos, além de possuírem um efeito tridimensional bem interessante. São as mais usadas atualmente;
  • metal ou inox: contam com um acabamento mais sofisticado e oferecem um efeito “hi-tech” e futurista ao ambiente;
  • porcelana: muito resistentes e atemporais, indicadas principalmente para ambientes externos como piscinas e também podem aparecer nos ambientes internos como as cozinhas e banheiros;
  • cerâmica: recomendadas principalmente para o uso em piscinas porque são resistentes à ação do cloro;
  • madrepérola: mais usadas em projetos luxuosos e requintados, normalmente são produzidas com conchas marinhas nas cores gold e natural (branca);
  • recicláveis: opções que ajudam o meio ambiente e oferecem uma solução estética agradável. São feitas a partir de garrafas PETs e são mais leves que as de vidro;
  • mármore: é uma opção mais sofisticada e elegante, usada principalmente como revestimento em banheiros ou lavabos;
  • adesivas: são fáceis de aplicar e podem ser coladas diretamente sobre diferentes superfícies como MDF, azulejo, metal, vidro, entre outros, são resistentes aos raios ultravioletas e à umidade.

Independentemente do modelo escolhido, é possível trabalhar as pastilhas de várias formas, criando apenas um detalhe monocromático ou colorido, ou até cobrindo uma parede inteira.

Captura de Tela 2018-07-26 às 16.35.20
Foto: Reprodução Portobello.

 

Por que investir nas pastilhas?

Embora elas estejam em alta, é sempre importante contar com a ajuda de um arquiteto ou outro especialista, que garantirá a escolha correta do melhor revestimento para a sua obra.

As pastilhas possuem algumas vantagens interessantes quando comparadas aos azulejos ou porcelanatos, como:

  • delicadeza;
  • possibilidade de criar detalhes personalizados em diversos ambientes;
  • oferecem um toque de inovação;
  • são duráveis, resistentes e fáceis de manter;
  • grande variedade de cor, textura e material;
  • fácil adaptação a diferentes formatos de parede, inclusive se ajustando à paredes curvas.
VersacePiscina1
Foto: Step. Piscina inspirada na do hotel/mansão de Gianni Versace.

Como usar as pastilhas para diferenciar a minha obra?

Como dissemos ao longo deste conteúdo, as pastilhas são extremamente versáteis e podem ser aplicadas de diversas maneiras e em muitos ambientes. Veja algumas ideias e inspirações bem bacanas.

Cozinha

A cozinha é um ponto muito interessante para o uso das pastilhas que podem ser aplicadas próximas ao fogão ou à pia. Outra opção bem criativa é incluí-las nos nichos ou em uma bancada, por exemplo no caso das cozinhas americanas. Nesse último caso, as pastilhas que recriam madeira ou mármore são incríveis e super sofisticadas.

Banheiros e lavabos

Nos banheiros, as pastilhas podem ser aplicadas na área interna do box (em toda a parede ou apenas em alguns detalhes) e também em outras paredes fora da área úmida, como atrás do espelho, próximas aos nichos e em outros pontos que você deseja destacar.

Painéis pastilhados

Embora a cozinha e o banheiro sejam os locais mais tradicionais para o uso das pastilhas, eles não são os únicos. Na verdade, alguns arquitetos têm apostado nos painéis pastilhados para fazer a decoração de halls, corredores, paredes internas, etc.

Mas, para isso, é fundamental buscar um equilíbrio e garantir a sofisticação. Nesses casos, as pastilhas metalizadas são opções bem indicadas, trazendo modernidade e elegância na medida certa.

Outro ponto importante é analisar a luminosidade do ambiente, afinal alguns materiais ficam incríveis com a incidência da luz, ganhando novas tonalidades.

Captura de Tela 2018-07-26 às 16.40.36
Foto: Reprodução Portobello.

Fachada

Até a fachada da sua casa ou prédio comercial pode ganhar mais destaque com o uso das pastilhas. Elas garantem um acabamento clássico, mas ao mesmo tempo diferenciado. Geralmente são usadas as pastilhas cerâmicas para esse tipo de trabalho, mas as de vidro também podem ter ótimos resultados.

Áreas externas

A área da churrasqueira ou a piscina também são valorizadas com as pastilhas certas. No caso das piscinas de alvenaria, as pastilhas são as melhores opções de revestimento, já que oferecem um ótimo custo-benefício, com altíssima durabilidade e mais facilidade na manutenção.

Além de variar no material, você também poderá inovar buscando pastilhas em formatos diferenciados, com cortes hexagonais, de tamanhos diferentes e até com desenhos e outros tipos de detalhe, trazendo ainda mais personalidade a qualquer ambiente.

PIscinaVersace2
Foto: Step / Piscina. Pastilhas Colormix.

Gostou de saber mais sobre esse tipo de revestimento? Ainda tem alguma dúvida? Aproveite e deixe um comentário pra gente!

Foto da capa: Reprodução Hotel Tangará São Paulo / Spa feito pela Step Revestimentos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s