Descubra o que são os cortes especiais e como usá-los nos seus projetos!

Você já pensou em usar o porcelanato para revestir uma mesa, a sua escada ou até a bancada do seu banheiro? Tudo isso é possível com os cortes especiais, que também pode ser conhecido como “serviço de ateliê”, uma solução personalizada e capaz de trazer muito mais sofisticação aos ambientes.

O porcelanato já é um velho conhecido quando falamos em projetos mais sofisticados e bonitos. Porém, muitas pessoas desconhecem que ele pode ir além do piso tradicional.

Se você também deseja modificar os seus projetos e levar muito mais elegância para a sua casa ou escritório, continue a leitura.

O que são os cortes especiais?

O corte especial ou o serviço de ateliê, como dissemos na introdução deste artigo, é uma opção diferenciada de uso do porcelanato. Eles se baseiam na personalização e por isso são projetos únicos que usam esse tipo de revestimento em locais totalmente inusitados como para revestir tampo de mesas, escadas, bancadas de pias de cozinha e de banheiro, móveis e muitos outros.

Captura de Tela 2018-07-06 às 11.12.29
Foto: Reprodução / Officina Portobello

Isso somente é possível porque os porcelanatos evoluíram bastante e hoje já conseguem reproduzir com fidelidade vários tipos de superfícies, como mármore, granito, cimento queimado, madeira e assim por diante.

Dessa forma, você consegue ter um projeto muito mais ousado e diferenciado, se aproveitando de todas as vantagens do porcelanato, como manutenção mais facilitada, valor acessível e alta durabilidade.

Quais as vantagens de usar os cortes especiais?

Depois de ler o tópico anterior, já deu para notar algumas vantagens de usar os cortes especiais nos seus projetos, não é mesmo? Veja mais algumas:

  • soluções funcionais com alta performance técnica e estética, além de uma variedade de aplicações;
  • projetos muito mais exclusivos e diferenciados;
  • matéria-prima sustentável, diferente de opções como pedras ou madeiras;
  • alta possibilidade de personalização, ideal para soluções únicas e projetos exclusivos;
  • vantagens técnicas superiores à dos materiais que o porcelanato substitui, por exemplo, quando comparado com as pedras, o porcelanato tem uma durabilidade maior, não mancha, não absorve água e é mais fácil de cuidar;
  • traz mais leveza aos projetos e autenticidade, já que você contará com uma solução pensada e produzida exclusivamente para a sua necessidade.

Cortes especiais: como posso usá-los no meu projeto?

As opções de usos são imensas, afinal, como dissemos, os cortes especiais permitem um grau de personalização muito grande. Veja algumas ideias para você se inspirar.

Bancadas

As bancadas para cozinhas ou para os banheiros geralmente são feitas em pedras, sobretudo granito e mármore.

Porém, além de um custo elevado, essas opções ainda contam com outras desvantagens como: não são materiais sustentáveis, o cuidado com a limpeza deve ser diferenciado, para algumas pedras é preciso de uma impermeabilização para evitar manchas e pode ser difícil personalizar o ambiente.

As bancadas em porcelanato, contudo, são opções extremamente bonitas e que apresentam outras vantagens técnicas, como facilidade de limpeza e manutenção, alta resistência, baixíssima absorção de água e uma possibilidade imensa de personalização.

O porcelanato consegue reproduzir de maneira fiel muitas das pedras naturais, sem os inconvenientes que elas podem trazer. Ainda é possível realizar uma aplicação de Super Gloss na superfície tornando o porcelanato muito mais resistente contra manchas.

E o melhor é que essa opção também pode ser usada na área externa, porque o porcelanato é resistente aos raios ultravioletas, ou seja, não sofre variação de cor se exposto ao tempo.

Além disso, o porcelanato também pode aparecer nas cubas, dando ainda mais sofisticação aos seus projetos.

Mesas

O porcelanato também pode ser aplicado nos mobiliários, como bancos, mesas e aparadores – e o resultado é incrível, trazendo muito mais personalidade à sua decoração.

As vantagens são inúmeras, como: durabilidade, custo, resistência e, claro, a grande diversidade de acabamentos, criando projetos totalmente personalizados.

Os móveis podem ser pensados e planejados de acordo com a sua necessidade e com as características do ambiente, dando uma linguagem muito mais harmônica ao projeto.

Cabeceiras e lambris

Você nem imaginava que o revestimento cerâmico poderia ser usado com sucesso para desenvolver uma cabeceira ou um lambri na parede, não é mesmo? Mas com o serviço de ateliê isso é possível.

O lambri é, geralmente, feito em madeira e apresenta meia-altura sendo usado como uma moldura para o ambiente, podendo ser apresentado em várias texturas e acabamentos, dependendo do efeito desejado.

O revestimento cerâmico permite desenvolver cabeceiras e lambris com o mesmo apelo estético dos demais materiais, porém com facilidades nos cuidados e muito mais resistência.

Além dessas ideias, ainda é possível usar os cortes especiais em:

  • nichos, estantes e prateleiras;
  • fachadas de casas e imóveis comerciais;
  • piscinas e áreas externas;
  • escadas;
  • área da churrasqueira;
  • e onde mais a sua criatividade permitir.

Porém, para conseguir o efeito desejado é fundamental que a aplicação desse material seja bem feita. Isso significa contar com mão de obra especializada e acostumada a trabalhar com cortes especiais, dando a sua peça ainda mais naturalidade e beleza.

Você gostou deste conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe um comentário pra gente! Acesse nosso perfil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s