Revestimento 3D: por que investir nessa tendência?

O universo da decoração de interiores não para de inovar. E entre as tecnologias para modificar os ambientes está o revestimento 3D – capaz de tornar qualquer local muito mais sofisticado e personalizado.

Se você quer deixar a sua casa ou empresa mais arrojada e diferenciada, continue lendo este post e descubra como o revestimento 3D pode lhe ajudar!

O que são os revestimentos 3D?

Esses revestimentos costumam ser produzidos com materiais de alta resistência, como os revestimentos cimentícios (produzidos a partir do concreto), porcelanatos ou os de gesso.

Normalmente, eles são comercializados no formato de placas e podem ser aplicados em uma variedade de paredes, tanto em áreas internas como externas. É possível encontrar uma infinidade de cores e também de modelos que reproduzem texturas, elementos da natureza (como rochas, madeiras, ondas, etc.) e muitos outros itens.

Como escolher o revestimento 3D?

Antes de pensar em comprar o revestimento tridimensional, é muito importante analisar onde ele será instalado e a dinâmica do ambiente. Por exemplo, uma área externa possui uma rotina de limpeza diferente das áreas internas, além de estar exposta à condições climáticas que podem ser desfavoráveis à alguns materiais.

Nesses casos, os revestimentos cimentícios, produzidos a base de concreto, podem ser uma opção mais interessante – já que são duráveis e versáteis, ajudando a trazer mais personalidade ao ambiente externo.

Ainda é fundamental analisar a marca e a procedência do fabricante, garantindo mais do que apenas beleza, também durabilidade.

Não se esqueça, claro, de analisar a composição do ambiente. O revestimento 3D ajuda a trazer mais profundidade e adicionar volume aos espaços. Assim, é fundamental que ele esteja em harmonia com o que se deseja transmitir ao ambiente, evitando os excessos.

Por que investir nesse tipo de revestimento?

Já deu para notar que esses revestimentos tridimensionais possuem muitas vantagens, não é mesmo? Veja alguns dos atrativos:

  • conseguem reproduzir estampas e materiais variados, trazendo mais originalidade aos ambientes;
  • são produzidos com matérias-primas de qualidade e com alta tecnologia, aumentando a durabilidade;
  • ajudam a criar mais volume e profundidade para os ambientes, podendo, inclusive, ser usados em cômodos menores, favorecendo ao aconchego;
  • trazem mais sofisticação e modernidade às decorações, imprimindo mais personalidade a qualquer ambiente;
  • são fáceis de manter;
  • oferecem conforto acústico e térmico
49c9f669-6b03-451a-aac7-07cd7bf483b2
Foto: Divulgação / Step Revestimentos

Onde e como usar esse revestimento?

O mais bacana desse tipo de revestimento é que ele combina com praticamente qualquer estilo decorativo, podendo ser usado em ambientes maiores ou menores, comerciais, empresariais e residenciais.

A única regra que deve ser seguida diz respeito à luminosidade. Assim, quanto mais escuro for o ambiente, mais suaves devem ser os desenhos do revestimento, evitando gerar uma sensação desconfortável de sufocamento.

A iluminação artificial também é uma aliada para dar ainda mais destaque a essas paredes. Você poderá investir em luzes direcionadas fazendo com que o relevo apareça e ganhe destaque.

Um cuidado muito importante diz respeito aos itens de decoração que ficam pendurados. Nesses casos, você deverá sempre usá-los pendurados no teto e nunca no revestimento, já que os revestimentos 3D não foram feitos para suportarem peso extra.

Na hora de aplicar, evite deixar um vão oco entre a parede e o revestimento, impedindo que apareçam quebras e rachaduras. E, em locais úmidos, pode ser necessário impermeabilizar a parede.

Para deixar o ambiente ainda mais bacana, prefira usar o 3D naquelas paredes que não contam com quinas ou recortes de janelas, pois essas quebras podem deixar os cortes do revestimento muito visíveis.

Você poderá usar esse tipo de revestimento na sala de estar ou de jantar, nos lavabos, banheiros, cozinhas, quartos, corredores, hall e fachadas.

Como é a manutenção do revestimento 3D?

A manutenção desse tipo de revestimento não tem muito segredo, exigindo apenas cuidados em relação à limpeza, evitando usar produtos agressivos e que podem acabar manchando as paredes.

Para garantir que o resultado final seja como o esperado é muito importante ter atenção à instalação, sendo fundamental contar com uma equipe especializada e acostumada a lidar com revestimentos 3D. As emendas, por exemplo, devem ser avaliadas com cuidado, evitando ficar aparentes e acabar com o seu visual.

Como você viu, o revestimento 3D é uma ótima ideia para quem deseja modernizar os ambientes, modificando a sua decoração com muito estilo. Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, é só deixar um comentário pra gente!

Foto da capa: Reprodução Castelatto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s