Escada com porcelanato: por que investir nesse revestimento?

As escadas são objetos arquitetônicos incríveis e capazes de deixar qualquer ambiente muito mais elegante. Mas, para que isso aconteça, é indispensável escolher corretamente o acabamento.

Há algum tempo não existia muita saída e o granito, o mármore e a madeira ainda reinavam soberanos. Porém, o mercado está mudando, e o porcelanato passou a ser uma escolha menos óbvia e mais atrativa para quem deseja tornar a sua decoração mais atraente e sofisticada.

Ficou interessado? Continue a leitura!

Quais os materiais mais usados para o revestimento das escadas internas?

Como dissemos, há algum tempo não havia muita versatilidade quando o assunto era o revestimento de escadas internas. Geralmente os materiais mais usados eram:

  • granito: possui uma grande durabilidade e por isso ainda é um dos preferidos para escadas com alto fluxo de pessoas, além de ser uma boa opção de pedra natural sem extrapolar o orçamento. A escada pode ser totalmente revestida em granito (inclusive o espelho) ou é possível usar a pedra junto de outros elementos como vidro e inox, trazendo um toque a mais de modernidade;
  • mármore: traz mais elegância que o granito, sendo o travertino um dos mais usados nas escadas internas, deixando os projetos mais luxuosos. Porém, é preciso que a pedra passe por um tratamento. Assim como as escadas de granito, é possível fazer todo o revestimento em mármore ou ainda unir com outros elementos mais modernos;
  • madeira: já foi usada durante muitos anos e hoje não é tão explorada, mas ainda consegue trazer um aspecto mais clássico às escadas internas. É possível usar madeira maciça ou apenas realizar o revestimento dos degraus. Junto de outros materiais traz mais modernidade ao projeto e pode ser usada em praticamente qualquer estilo decorativo.

Porcelanato em escadas internas: como funciona?

Um dos materiais que está em alta para o revestimento das escadas internas é o porcelanato – sendo o preferido por quem deseja trazer mais elegância e sofisticação aos ambientes.

escada com porcelanato

Apesar disso, é preciso atenção na hora de comprar o porcelanato, porque muitos ainda vêm com um tamanho padrão – e o recorte, se não for bem feito, poderá ficar aparente, comprometendo o resultado final.

Por isso, é importante buscar um porcelanato de qualidade superior e de preferência que seja compatível com a largura da sua escada ou até um pouquinho maior.

O acabamento que tem sido mais usado atualmente é o de meia esquadria, ou seja, o que conta com piso e espelho dando uma ideia de continuidade à escada, como se toda ela fosse formada por uma peça única.

Também tem sido comum o uso da chamada junta seca, quando se utiliza placas maiores de porcelanato e não existe vão entre eles, dispensando o uso de rejunte.

Mas, claro, nada impede que você personalize o seu projeto e use outros elementos ou até faça uma escada vazada, sem espelho ou como preferir.

Empresas

Em ambientes comerciais, as escadas revestidas com porcelanato ficam incríveis – e ajudam a passar uma imagem de sofisticação à empresa.

Um exemplo dessa aplicação é a escada de porcelanato até o teto da Trufer, em Diadema. O resultado ficou incrível e ajudou a transformar totalmente o ambiente, passando um toque a mais de refinamento.

   

Quais as vantagens do porcelanato nas escadas internas?

Não é à toa que o porcelanato tem sido a escolha preferida dos arquitetos para revestir as escadas internas, afinal esse material apresenta inúmeras vantagens, como:

  • versatilidade, já que é possível encontrar porcelanatos de inúmeras texturas, modelos e tamanhos;
  • possibilidade de reproduzir madeiras, mármores, metais, pedras e concretos, tornando a sua decoração ainda mais exuberante;
  • alta resistência e durabilidade;
  • baixa absorção de água;
  • fácil manutenção;
  • facilidade de uso em vários estilos decorativos, que vão desde o clean até os contemporâneos ou industriais;
  • possibilidade de uso de materiais diferenciados, tornando a sua escada ainda mais atrativa;
  • material ecologicamente correto.

Como usar o porcelanato na minha escada?

escada com porcelanato

Para conseguir esse efeito de revista de decoração, contudo, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de usar o porcelanato na sua escada. Confira.

Iluminação

A iluminação é um ponto importante em qualquer decoração – e não deve ser diferente na sua escada. Uma ideia é direcionar os pontos de luz, tornando a sua escada ainda mais iluminada e evidenciando o revestimento escolhido.

Corrimão

Se a sua escada conta com corrimão, aproveite esse item de segurança para também incrementar a sua decoração. O aço inox e o vidro blindex são os mais usados em projetos contemporâneos e combinam muito bem com diversos tipos de porcelanatos, trazendo um toque extra de requinte.

Mão de obra

Lendo este conteúdo, já deu para notar que a mão de obra para assentar o porcelanato nas escadas precisa de um cuidado redobrado, não é mesmo? Afinal, se a equipe não estiver acostumada a realizar esse tipo de serviço o resultado final poderá deixar a desejar, com recortes imprecisos ou até juntas aparentes.

Como você viu, a escada revestida com porcelanato está em alta, tornando os ambientes muito mais sofisticados e diferenciados. Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, é só deixar um comentário pra gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s